quarta-feira, 28 de julho de 2010

E se o stand up virasse livro ?

E hoje vou falar dele que esta lançando seu primeiro livro que já é um sucesso ! senhoras e senhores lhes apresento Maurício Meirelles.


Maurício Meirelles é um dos grandes nomes do stand-up nacional.Publicitário por formação, já atuou em grandes empresas.Foi colunista do portal IG, para qual escrevia semanalmente textos/crônicas de humor, em um dos blogs mais acessados de 2008.

Apresentou show stand up no Programa do Jô, na Rede Globo, É tudo Improviso, na Band e no canal a cabo People + Arts. Atualmente é roteirista e repórter do programa Legendários, na Rede Record.É um dos criadores da Divina Comédia Stand Up e integrante da Seleção do Humor Stand Up.Maurício Meirelles apresenta-se frequentemente com os melhores grupos de humor do Brasil, como Comédia em Pé, Clube da Comédia,Comédia Ao Vivo, Improriso e Senta Pra Rir, além de apresentar show solo em empresas de todo país.

Entrevistei o Maurício pra saber mais sobre o seu livro denominado " E se o stand up virasse livro?" que terá o evento oficial de lançamento dia 03/08/10 das 20 ás 22 hs na livraria Saraiva do Shopping Higienópolis em SP e dia 05/08/10 das 19 ás 22 hs na livraria Maxsigma do Shopping Colinas em São José dos Campos.

1)Como surgiu a idéia de transformar o seu show de stand up em um livro?

Eu sempre escrevi muitos textos nesse formato stand up. Durante o ano de 2007 eu tinha uma coluna no IG, onde publicava textos semanais. Muitos deles viraram material de palco, mas a grande maioria ficou “engavetada”. Resolvi resgatá-los, criar novos textos e assim fazer um grande show de comédia impresso, inovando o formato. Se você reparar, o texto é um só, mas que passa por todos os temas, igual no palco.

2)Quando escreveu o livro fez pensando em um determinado público alvo? Se sim qual?

Por ser um livro, meu público alvo é de pessoas alfabetizadas. Se você for alfabetizado e gosta de dar risada, o livro é pra você. =)

3)Esse é o primeiro livro do gênero e já é um sucesso, como se sente em relação a isso?

Fico bastante feliz com a aceitação das pessoas. Os comentários estão sendo bem positivos. Na verdade, o meu livro é o terceiro dessa leva do stand up nacional, mas o primeiro nesse formato show.

4)Você acredita que o livro poderá ajudar a divulgar ainda mais o gênero de humor stand up?

Com certeza. Embora o gênero esteja em ascenção, a maioria desconhece. Quanto mais produtos tivermos com esse “selo” de Stand Up, melhor pra todo mundo.

5)O prefácio do livro foi escrito por grandes nomes do humor brasileiro, como foi à escolha de quem o escreveria? E como foi a reação dos mesmos com o convite?

Como é um show de stand up, não poderia faltar a tal da “palhinha”, que a gente costuma sempre fazer no show dos outros e vice-versa. A escolha foi pessoas que me ajudaram bastante nessa trajetória. A maioria topou escrever na boa. Alguns não conseguiram escrever a tempo. Na versão final, ficaram as palhinhas de Diogo Portugal, Marcelo Adnet, Marcelo Mansfield, Nanny People, Marco Luque, Marcos Mion e Oscar Filho.

6)Oscar Filho tem uma participação maior no livro, como se fosse o mestre de cerimônias do show, como foi surgiu a idéia e porque ele o escolhido ?

O Oscar é um grande amigo, que me ajudou bastante. Tenho um carinho imenso por ele. Mas o destaque para ele no livro é porque ele tava inspirado na hora de escrever. Como eu queria deixar os depoimentos de todos na íntegra, resolvi homenageá-lo com uma brincadeirinha. Quem ler o livro, vai entender.

7)Pretende visitar outras cidades para realizar o lançamento do livro?

Claro. Além do lançamento no dia 3 de Agosto em São Paulo, farei dia 5 em SJC. Sem falar de todas as viagens que faço com meu show. Sempre levo algumas dezenas de livros na mochila e vendo autografado após a apresentação.

8)Para encerrarmos o que as pessoas podem esperar do seu livro ?

Se você gosta de comédia, conheça o Stand up, gênero que a cada 15 segundos te garante uma risada. Se você também gosta de ler, conheça o meu livro, que são meus textos de stand up adaptado num formato impresso. Se você não gosta de comédia e nem de ler, pergunto: por que ficou até o final dessa entrevista?

Um comentário: